prioridade
Conex@o

Qual é sua prioridade?

Estou certo de que quase todo mundo ouviu ou leu, pela enésima vez na virada do ano, o velho jargão: “Se quer resultados diferentes, faça coisas diferentes”, o que vale dizer que, para não repetir os resultados indesejáveis deveríamos, pelo menos, fazer as coisas de um modo diferente do habitual. A despeito de não desconsiderar esta máxima, eu acredito que uma forma de se antecipar a possíveis dissabores, é fazer um planejamento, mínimo que seja, se antepondo às inúmeras pequenas tomadas de decisão que vão moldar a sua rotina.

Pra começar a planejar é preciso priorizar. Veja bem, não estou falando apenas de decisões estratégicas, mas de envolvimentos e compromissos diários que, uma vez postergados ou procrastinados, certamente trarão angústia, ansiedade e estresse, aquele mesmo do qual você prometeu a si mesmo se livrar no ano que acaba de começar. Vamos fazer um tour pelo nosso dia. Excluindo o período de férias, onde nos permitimos subverter horas de sono e lazer, extrapolar aqui e ali nas refeições, flexibilizar as talvez já existentes rotinas de exercícios físicos, chega uma hora que sabemos que o recreio acabou e que o tempo nos chama de volta para a sala de aula da vida. Bem, aqui corremos o risco de começarmos a esquecer as promessas de ano novo, se não planejarmos minimamente a nossa rotina, onde entra a definição de prioridades.

Dentre as inúmeras promessas que fizemos a nós mesmos, o que realmente vai fazer a diferença? Não sou coach, nem terapeuta, nem escrevi livros de autoajuda, mas não preciso ir muito longe nessa conversa pra te lembrar que as regras que se aplicam ao que é importante, necessário e urgente devem balizar estas decisões.

Quer uma sugestão? Se você pesquisar estas três palavrinhas juntas na internet, vai encontrar muita gente boa te ensinado a planejar sua rotina. Bem, voltemos à nossa conversa.  A verdade é que sabemos que precisamos dormir mais, mas não planejamos a hora de levantar ou de correr pra cama. Prometemos que faríamos uma dieta, mas não buscamos um profissional pra nos ajudar a equilibrar nosso balanço energético. Temos certeza que temos que tomar mais água, mas sequer baixamos um aplicativo de smartphone que nos alerte para o fato.

Mas, e quanto às prioridades? A bem da verdade, devemos começar a pensar nisto lá pra novembro, pra não enchermos nossa pauta com metas inatingíveis ou um ativismo desenfreado que só vai nos trazer mais ansiedade, comprometendo ainda nossos resultados já teoricamente recalculados.

O que é mais importante: saúde ou estética? O que é possível: zerar a fatura do cartão de crédito ou reduzir pela metade? Ler um livro por semana ou um por mês? Guardar dinheiro pra uma loucura instantânea ou criar um hábito de poupar religiosamente um pouquinho mensalmente? Fazer uma dieta rigorosa ou mudar um hábito alimentar pra sempre e dar tempo para o corpo mudar? Tudo está baseado nas prioridades e, a partir delas, é que se decide o que é urgente, o que é inadiável, o que entra e o que sai.

Antes que meu espaço da coluna acabe, preciso dizer que na vida espiritual não é diferente. Como gastar mais tempo com oração e leitura bíblica se a agenda está lotada com os compromissos assumidos consigo mesmo na virada do ano? Como ir mais à igreja se a prioridade passou a ser a academia? Como gastar mais tempo com a família se a prioridade passou a ser triplicar todas as metas de vendas em relação ao ano passado? Como buscar em primeiro lugar (priorizar) o reino de Deus se as preocupações com “as demais coisas” passaram a dominar a mente?  Cada um sabe seu limite. Talvez fosse interessante fazer uma retrospectiva das últimas cinco viradas de ano e ver o que realmente funcionou. A começar pela sua comunhão com o Espírito Santo, como você se avalia espiritualmente hoje em relação a estes mesmos cinco anos?

Que sua prioridade seja priorizar. O primeiro mês já era, mas há tempo pra retomar. Feliz resto de ano novo!

Qual é sua prioridade?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo