Revista Renascer

Coaching e Você

Transformação: por onde começar?

Queridos leitores! Na edição passada da Revista Renascer tratamos em nosso artigo de opinião sobre Planejando Metas para 2019. Contribui com 5 itens importantes que lhes conduziriam a obter um bom planejamento de suas metas para todo esse ano. Na direção do mesmo assunto, quero falar de algo que é mais do que necessário nos dias atuais, uma vez que o que tem sido novidade agora, já não será mais daqui há alguns dias, pois a velocidade do processo de informação tem sido tão rápida que transformar-se é visto como uma exigência.

profissionalE como o coaching pode lhe auxiliar em um momento de transformação? É importante ressaltar que o processo de coaching trabalha soluções, transformações e realizações sob um novo prisma, dando o suporte necessário para que o coachee (cliente) seja capaz de se reinventar e manter-se motivado durante o seu processo. Se queremos mudar os frutos, precisamos primeiramente analisar e fazer modificações nas raízes.

Imagine-se em uma estrada onde as placas de sinalização estivessem em branco. Imaginou? O que você faria? Quão distante você tem estado de seus objetivos? Lembro que tratamos disso no artigo passado, sobre planejar metas: saber a direção lhe ajuda a atingir os resultados para seu futuro. Em tempos de transformações, muito se ouve falar sobre a necessidade de mudanças, mas é aí que entra você! Uma pessoa precisa de um pequeno incentivo para querer sair do lugar e transformar sua vida; claro que tudo depende do quanto você está disponível para entrar em ação e mudar a trilha de como vem conduzindo sua vida.

E aqui me lembro de uma célebre passagem da Bíblia contida em Gênesis 15:5-6, que diz assim: “Então o Senhor conduziu Abrão para fora da tenda e orientou-o: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes”. E prometeu: “Será assim a tua posteridade/descendência!” Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça…

É impressionante como o Pai da Fé, mesmo não sabendo como aquilo aconteceria, creu na promessa de Deus. Por mais que ainda não sabia para onde o Senhor o levaria, ele fez algo extremamente importante, ele agiu. Tem muita gente que até possui uma visão de futuro, porém não entra em ação. Outros ainda até tem uma determinação para entrar em movimento, mas sai sem rumo. Abrão acreditou na promessa e iniciou a sua jornada até que as coisas foram ficando cada vez mais claras.

transformaçãoEi, a hora é agora! Chega de esperar que venha dos outros a mudança que tanto quer. Creia que você é capaz de ser o(a) protagonista dessa transformação. Deus tem sido tão bom com todos nós que nos deu informação, ferramentas e metodologias como o coaching para nos aproveitar disso em prol do nosso crescimento. Não permitamos perecer por falta de conhecimento (leia-se conhecimento o resultado de informação colocada em prática), como o profeta Oséias diz em seu livro no capítulo 4 versículo 6.

Um outro exemplo a ser utilizado aqui é o nascimento da borboleta: através dos milagres da natureza, ela passa de lagarta à borboleta através de um processo de transformação. Contando com o auxílio do coach, você poderá executar um processo semelhante, com passos simples, mas muito eficientes, que farão toda uma diferença na sua área profissional e em sua vida. O processo utiliza ferramentas comprovadas que lhe ajudarão a criar novos padrões e novas posturas para sua vida e carreira, lhe permitindo o autodesenvolvimento, alcançando seu maior potencial. Somado à isso, muitos outros aspectos mudarão em sua vida: sua prosperidade financeira; suas relações interpessoais, como com seus familiares; e a realização das metas e objetivos.

Ressalto que o processo de coaching não busca trazer caminhos ou respostas prontas, pelo contrário, trata-se de um processo que busca fortalecer as potencialidades do indivíduo, através da definição de metas e objetivos para mudança, e de uma relação de parceria estabelecida entre Coach e coachee, firmando-se então um plano de ação para mudança. Uma técnica bastante comum para a transformação, diz respeito à definição dos objetivos, onde a partir deste mapeamento, define-se os passos para o alcance dos objetivos a curto, médio e longo prazo. É essencial o planejamento e estratégias que o coaching vai trazer à tona. E ao mesmo passo é necessário um comprometimento do coachee para transformar a sua realidade, pois de nada adiantará toda a informação obtida se não haver tal comportamento por parte dele.

Para finalizar, cito mais um trecho das Sagradas Escrituras: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?” (Tiago 2.14). Entenda que nossas orações são muito importantes para alcançar qualquer tipo de meta e objetivo, porém, como Tiago fala em seu livro no capítulo 2, “a fé sem obras é morta”. Ou seja, de nada adiantará nossas orações e nossa fé, se não dermos o primeiro passo rumo à verdadeira transformação de que precisamos para alcançar a nossa melhor versão.

O conhecimento, quando colocado em prática, através de desafios, GERA TRANSFORMAÇÃO.  E essa transformação vai fazer com que você tenha resultados extraordinários.  Portanto, desafio você que está lendo este artigo neste momento a conjugar a partir de agora os verbos na ordem correta:  SER > FAZER > TER. Te desafio ainda à conquistar sua melhor versão e a realizar transformações extraordinárias em sua vida, superando seus limites e saindo do lugar! Seja a diferença que você deseja para o mundo. Faça acontecer!

Transformação: por onde começar?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo